'Somos capazes de recomeçar', 'libertador': mulheres vítimas de violência planejam futuro com projeto Bella Causa
29/01/2026
(Foto: Reprodução) Projeto 'Bella Causa' oferece capacitação a mulheres vítimas de violência doméstica
Entre lágrimas, sorrisos e abraços, 50 mulheres assistidas da Casa da Mulher Brasileira são acolhidas pelo projeto Bella Causa. Durante a ação, histórias reais de “Marias” são compartilhadas. Ao ouvir os relatos, as participantes passaram a reconhecer melhor a própria trajetória e as violências sofridas, além de vislumbrar novas possibilidades para o futuro.
Uma delas foi uma manicure de 28 anos. Roraimense, e morou em outro estado durante seis anos com o ex-marido. Segundo ela, o companheiro aparentava ser atencioso no início do relacionamento, mas passou a cometer diferentes formas de violência ao longo do tempo, entre elas física, psicológica e patrimonial.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 RR no WhatsApp
Atualmente, ela planeja recomeçar a vida e trabalhar de maneira autônoma, principalmente após participar de atividades de empreendedorismo oferecidas pelo projeto Bella Causa. Para ela, buscar ajuda psicológica foi fundamental no processo de reconstrução da própria vida.
“A gente consegue sair disso. A gente é capaz. Aprendi que temos voz, somos capazes de recomeçar, ser fortes e ajudar outras mulheres”, disse, enquanto participava das atividades de empreendedorismo oferecidas pelo projeto Bella Causa.
Entre lágrimas, risadas e abraços, 50 assistidas da Casa da Mulher Brasileira são acolhidas pelo projeto Bella Causa.
Nalu Cardoso/g1 RR
Uma migrante venezuelana, de 37 anos, também participa da ação ao lado do filho de 4 anos. Ela recebeu o convite durante o acompanhamento oferecido pela Casa da Mulher Brasileira.
Profissional da área da educação, a mulher relata que não conseguiu atuar formalmente na profissão no Brasil e afirma que o projeto Bella Causa representa uma oportunidade para novas possibilidades. Para ela, a iniciativa “é uma porta que se abre”.
Uma delas é uma manicure de 28 anos. Ela é roraimense e morou em outro estado durante seis anos com o ex-marido.
Nalu Cardoso/g1 RR
"Quero levar esse conhecimento para outros lugares, para outras nacionalidades, para o meu país, se possível. Levar para Pacaraima, para a Venezuela, porque lá falta muito esse tipo de liderança feminina".
🔍 Na Casa da Mulher Brasileira há atendimento da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, inclusive aos finais de semana e feriados, para acolhimento, registro de Boletim de Ocorrência e solicitação de medida protetiva de urgência.
Bella Causa
O projeto Bella Causa é realizado pela primeira vez em Roraima. A iniciativa promove capacitações voltadas ao fortalecimento de mulheres vítimas de violência doméstica, ocorre até o dia 31 de janeiro. O trabalho é coordenado pela Fundação Rede Amazônica (FRAM).
Programação:
29 a 30 de janeiro
8h - 12h: Trilha do conhecimento;
10h15: Conteúdo formativo audiovisual com cinco vídeo-aulas, transmitidas no canal Amazon Sat e Youtube FRAM.
31 de janeiro
Plantio de mudas/compensação de carbono.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.